Subscribe:

Pages

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Esbá - Plenilúnio


Apesar de ser uma questão básica na magia, encontrei nos grupos de estudo e mesmo em meio ao postulado que me segue em minha irmandade uma questão bem interessante quanto aos "Esbás". Os Esbás ou Plenilúnios são momentos de celebração a Deusa que fazemos mensalmente na Lua Cheia, o Plenilúnio.
Muitos celebram todas as luas, particularmente não chamo de Esbá, por ser esta uma celebração originalmente de Plenilúnio prefiro chamar as celebrações de Lua Crescente e Lua Minguante de Saudação a tais luas.
Há ainda um Esbá importante de ser celebrado, o conhecido "Esbá de Lua Negra". Este Esbá é uma forma de celebração a face escura da Deusa, as Deusas Negras(do submundo, etc) e de reconhecer e conectar-se a nossa parte Obscura do ser.
Reconhecemos na Bruxaria não somente a Luz, mas as Sombras de nossos Deuses pois cremos que o Mal na concepção atual inexiste. Os conceitos de "BOM" ou "RUIM" atuais são frutos de uma sociedade patriarcal educada conforme os conceitos adquiridos daqueles que formaram dois planos distintos de pós vida, o Céu, que foi criado a partir das crenças pagãs das "Terras de Caça" ou dos "Campos de Repouso", e o Inferno que foi uma forma de abnegação da parte obscura da Divindade. Sendo assim nossas divindades da Lua Negra não são os hesteriótipos de mal ou bem que conhecemos hoje, são apenas uma forma de reconhecimento da condição de Luz e Sombras de todos nós, pois na Bruxaria nada e Totalmente Luz ou Totalmente Sombras, tudo é um equilíbrio entre as duas Energias,talvez se pensarmos na Parapsicologia o Id e o Super Ego.
Mas esta questão nos dá "pano pra manga" e tentarei expor isto em um outro momento e um outro post.
A Celebração do Esbá está incutida em nossas tradições desde o início das religiões Matrifocais, na Wicca está incrustado diretamente no início de um texto muito conhecido e utilizado em nossos rituais,"O Chamado da Deusa".

"Sempre que precisarem de algo, uma vez ao mês, e de preferência na lua cheia, reúnam-se em segredo num local e reverenciem meu espírito, a Rainha de todos os Bruxos.
Reúnam-se os que estão dispostos a aprender magia, mas que ainda não dominam seus segredos mais profundos, a esses hei de ensinar tudo que ainda lhes é desconhecido, para eu sejam livres..."


Bem, fica evidente que a escritora deste texto, inspirada pela personificação da Deusa em sua posição de Sacerdotisa nos mostra quão importante a celebração da "Face Mãe" da Deusa, plena em si mesma e cheia de energia.
Por isso celebro os Esbás de Lua Cheia e de Lua Negra e ainda faço minha saudação a Lua Minguante a Saudação a Lua Crescente, assim estou em equilíbrio de luz e sombra de meu ser e da centelha divina que habita em mim, Sacerdote e personificação do Deus presente em cada ritual. Também é assim que as faces "Donzela" e "Anciã" da Deusa são vivenciadas por mim durante minhas saudações.

Esta é uma vivência passada por mim nos grupos de estudo e uma tradição seguida por minha irmandade, filhos e seguidores.
Por isso não perca tempo, Celebre a Deusa e entre em contato com sua divindade interior...

Com as bênçãos sinceras;

Dyan Magnus Morgann
Irmandade Flor de Lótus
Bruxaria-Wicca
~ Sacerdote

2 comentários:

Daniel Juliano disse...

Muito legal. Muito esclarecedor!

Daniel Juliano disse...

MAgnus, qual a melhor maneira de celebrar os Esbás?! Como é um ritual de esbá?

Postar um comentário

"sem prejudicar a ninguém, faça o qe você deseja"

Que a estrada se abra a sua frente,
Que o sol brilhe morno sobre sua cabeça;
Que a chuva caia de mansinho sobre seu corpo;
Que o vento sopre leve em sua face;
E até que nos encontremos novamente;
Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.

(adaptação de uma prece celta)

Sinceras bênçãos sobre você e os que te rodeiam;


MAGNUS